AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PREÇO DE PASSAGEM BELTERRA / SANTARÉM / BELTERRA

Nenhuma descrição de foto disponível.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 



Na terça-feira, 12, a mesa diretora do Poder Legislativo, composta pelos vereadores Ulisses Medeiros, presidente; Maria de Lourdes de Souza (Malú) primeira secretária e Júnior Rocha, segundo secretário. Em pauta, o aumento da passagem do transporte público privado. Após a abertura dos trabalhos, o presidente Ulisses Medeiros, facultou a palavra para a Comissão#aumento-não, sob a coordenação da professora ngela Patrícia, que apresentou a história do Transporte coletivo privado no município. 

O representante dos empresários na mesa, senhor Ruan, relatou dados das planilhas, de cunho técnico, afirmando que o preço ora cobrado é plenamente justificado. Questionado sobre a comparação do valor cobrado entre Santarém / Alter do chão, disse que o preço lá praticado é de ordem municipal, enquanto que Belterra / Santarém é de cunho intermunicipal.

A senhora Denise Pimenta (ARCOM) afirmou que percebeu a resolução já publicada no Diário oficial do estado no período de transição do governo. Mas que ainda conseguiu atender o pedido dos vereadores e, suspendeu o reajuste por 90 dias. Relatou que a ARCON, possui um grupo técnico que avalia os dados das operadoras, para calcular o valor da tarifa. E que a ARCON local é uma agência de fiscalização. Mas se propôs a enviar as reivindicações dos munícipes com a máxima urgência para a diretoria geral, em Belém.

REGIÃO METROPOLITANA: O prefeito, Jociclélio Macedo, fez uma breve explanação sobre o assunto, afirmando que a Lei que a criou é vazia e que não foi implementada por motivo de força maior.

SUGESTÃO: Da mesma forma, o gestor municipal anunciou que se for viável juridicamente, vai enviar uma proposta ao Poder Legislativo, para que o governo municipal possa subsidiar o valor de R$ 1,00 ( Um real) exclusivamente para os estudantes.
PROPOSTAS: O vereador Rubiney de Miranda Braga (Braga dos Povos) propôs união dos vereadores dos municípios envolvidos para regularizar a situação da área metropolitana. 

Disse que em sua opinião, o preço atualmente cobrado é absurdo e, propôs que o valor a ser praticado seja de R$ 4,50 (Quatro reais e cinquenta centavos) Solicitou às representantes da ARCON que tirem da gaveta, os pedidos de outras operadoras que desejam operar no município.

O universitário Jimmy, perguntou se é possível permissão para que outras empresas possam operar, inclusive de forma independente tipo aluguel.

O vereador Helivelton Noronha, disse haver uma enorme contradição entre os valores aqui cobrados e os praticados na grande área metropolitana de Belém.

O professor Arlindo (SINTEP) questionou a forma e o prazo da revisão efetuada.
A vereadora Maria de Lourdes de Souza (Malú) disse que o Poder Legislativo, já promoveu discussões com todos os segmentos afins.

O empresário Adamor Rocha, propôs o congelamento do valor cobrado aos estudantes ( Universitários e Nível Técnico) por mais ao menos dois meses, período em que possa ter se resolvido o assunto.

ANSEIO DO POVO EM STAND BAY
Finalmente, ficou acordado que no prazo mínimo de 15 dias, as propostas e sugestões, serão avaliadas e transformadas em um relatório, que será encaminhado à ARCON, para as devidas providências.

FINALMENTE

Os vereadores de Belterra, em um gesto de união, assinaram e entregaram nas mãos da Diretora do Conselho Financeiro e Tarifário da ARCON, Denise Pimenta, ofício de 005/2019, solicitando em regime de urgência o envio da Equipe Técnica, a fim de realizar o referido estudo, para agilizar e finalizar o assunto.


Nenhuma descrição de foto disponível.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNIDADE MOSTRA FORÇA PARA PERMANÊNCIA DO CAMPO DA ASSIBAMA PARA USO COLETIVO

Dr. Tabajara se reúne com Empresários do Ramo de Vidraçaria