Licitação Transporte Coletivo
NOSSAS IDEIAS PARA MELHORIAS NO TRANSPORTE COLETIVO EM SANTARÉM |
Na manhã de hoje(17) participamos da Audiência Pública para a nova licitação do Transporte Coletivo de Santarém, uma vez que o anterior - em que a empresa Batista e Resende saiu vencedora - já foi considerada, na prática, uma licitação fracassada pela Prefeitura de Santarém.
Em participação ativa na Audiência protocolamos o documento em que indicamos nosso entendimento para que a próxima licitação possa ter sucesso e a população conte com um serviço de transporte coletivo digno.
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Resumidamente entendemos que:
1 - A licitação em lote único, como foi a licitação fracassada, não deve ser repetida pelas seguintes razões:
a) Diminui a concorrência;
b) Afasta do certamente micros e pequenas empresas;
c) Dificulta a substituição de empresa que não atenda as exigências do Edital, pois, se isso acontecer prejudicará todo o sistema de transporte coletivo como vem ocorrendo na licitação fracassada que se arrasta na justiça;
2- Sugerimos a realização de licitação dividida em lotes de linhas individuais, ou no máximo por Zonas da Cidade, tipo assim: Lote 1 - Zona Sul; Lote 2 - Zona Norte; Lote 3 - Zona Oeste; Lote 04 - Zona Leste, e assim defendemos pelas seguintes razões:
b) A divisão por lotes de linha individual ou Lote por Zona iria permitir que a Prefeitura tivesse maior controle sobre os serviços prestados e caso alguma das concessionárias não estivesse atendendo as exigências do Edital seria substituída sem prejuízo para o sistema de transporte coletivo;
c) Evitaria que o Transporte Coletivo de Santarém virasse um monopólio, a exemplo do que ocorreu com a Celpa, hoje Equatorial, e iria ocorrer com a empresa Batista e Resende, caso tivesse conseguido iniciar seus trabalhos.
3 - Solicitamos que seja previsto a implementação do Bilhete Único, para oferecer economia, segurança e praticidade aos usuários do sistema que proporcionará ao usuário fazer até 04(quatro) embarques em ônibus diferentes no período de 03(três) horas, a exemplo de sistemas já implantados em diversas cidades do Brasil.
4 - Com a parada dos ônibus nos meio dos quarteirões ganharias os usuários que teriam melhor ordenamento, ganharia todos com um melhor controle das paradas predeterminadas, facilitaria o controle de horários para definição de tempo por rota de acordo com as paradas pre-determinadas no meio dos quarteirões;
5 - Com a instalação de Terminais de Integração traria entre outras as seguintes vantagens:
a) O trajeto de viagens de alguns bairros até o Centro Comercial, e para outros bairros, irá diminuir em torno de 50% do tempo e do valor desembolsado pelos usuários do transporte coletivo, a exemplo de cidades que já dispõem desse instrumento social;
b) Garantia de segurança e conforto da usuários que precisam usar mais de um ônibus para se deslocarem de suas casa para o trabalho, escolas e outros destinos;
c) Facilidade de controle de horários pela SMT, pelos operadores e pelos próprios usuários do transporte coletivo;
d) Facilidade para implementação de novas linhas, em especial linhas curtas, proporcionando melhor dimensionamento das linhas e horários disponíveis para os usuários.
Essas são as minhas principais ideias para um melhor transporte coletivo na cidade de Santarém, peço que você me ajude comentado e deixando sua opinião a respeito das proposta e apresentando outras para levarmos as autoridades competentes.
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