Dr. Tabajara e Deputado Eraldo Pimenta com o representante da Casa de Governo Márcio Hirata

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé


Ontem durante as negociações para por fim as manifestações que levaram a interdição da BR 163 próximo a cidade de Novo Progresso, esses dois Caciques Kaiapós se mostraram inteligentes e determinados, não se deixando levar por conversa fiada por parte do representante do DENIT.

Ao serem informados que sobre a questão relativa a contrução da ponte que faz ligação entre as aldeias não tinha nada decidido, imediatamente se manifestaram.

Primeiramente lebraram ao repesentante do DENIT que durante as manifestações uma equipe do 8° BEC foi até o local e fez o levantamento e ficaram de dar a resposta, que seria na reunião, porém, isso não estava acontecendo e diante disso o Chefe Kaiapó disse em sua linguagem, que foi traduzido: "Estou aqui como autoridade, represento 10 aldeias, represento meu povo e não vim para ser enganado".

Em seguida o outro Chefe Kaiapó disse: "Viemos porque disseram que tinham a solução, meus cabelos já são poucos, sou velho. Se não vão cumprir o acordo, nós também não cumpriremos nossa parte. O acordo foi feito e eu SOU HOMEM, SOU HOMEM. Então se não cumpre o acordo nos vamos voltar a interditar a BR, já mandei avisar aos nosso guerreiros"

O Chefes Kaiapós falaram em sua linguagem original, a única frase que foi falada em português, com bastante dificuldade, foi "EU SOU HOMEM".

O Deputado Eraldo Pimenta buscou o entendimento com o representante da Casa de Governo, Márcio Hirata, que junto com as outras autoridades entraram em contato com os órgãos envolvidos e conseguiram uma solução negociada para a questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNIDADE MOSTRA FORÇA PARA PERMANÊNCIA DO CAMPO DA ASSIBAMA PARA USO COLETIVO

Dr. Tabajara se reúne com Empresários do Ramo de Vidraçaria