Dr. Tabajara em Assembleia Geral Extraordinária

A imagem pode conter: 5 pessoas

 Pérola do Maicá diz não, pela segunda vez, ao acordo com “Quilombolas”

Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária na manhã do último domingo (30/11), comunitários do bairro Pérola do Maicá novamente disseram não a proposta de acordo entre INCRA, Associação Quilombola e Prefeitura de Santarém.


No dia 16/11, também em Assembleia Geral, os comunitários já tinham reprovado o acordo, que prevê o reconhecimento da existência de comunidade remanescente quilombola no bairro e a titulação de terras para os “quilombolas” pela prefeitura.


O acordo tinha sido aceito pelo Procurador do Município, Dr, José Maria Ferreira Lima, no processo em tramite perante a Justiça Federal e com a reprovação pelos comunitários o Prefeito chamou a comunidade para entender os motivos que levaram a comunidade a reprovar o acordo.


Depois dos pronunciamentos dos comunitários, o prefeito solicitou que as duas Associações de Moradores dos bairros afetados pela criação do “Quilombo do Canhão”, Bairro Área Verde e Bairro Pérola do Maicá, realizassem assembleias para se pronunciar sobre a aceitação ou não do acordo, e que a prefeitura mandaria representante para esclarecer o posicionamento da prefeitura.


Na ocasião os vereadores Chiquinho da Umes e Matias Junior, que estavam presentes, solicitaram que a Câmara fosse convidada para as assembleias, o que foi feito, porém a Câmara não mandou representantes. O Vereador Chiquinho da Umes não compareceu e nem justificou a sua ausência, já o vereador Matias Junior, lamentou não poder participar, pois já havia se comprometido estar presente em outro evento.


A mesa diretora da Assembleia foi formada pelo Presidente da AMBAPEM , Ronaldo de Sousa e pelas seguintes entidades e seus representantes: Representando o Excelentíssimo Senhor Prefeito Alexandre Von, o Sr. Jaci Barros, Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal; Representando a Procuradoria Jurídica do Município o Dr. José Maria Ferreira Lima, Procurador do Município, Representando a Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Santarém Sr. José Dilson Quaresma, Coordenador do referido órgão, representando a Associação dos Moradores do Bairro Maracanã, Sr. Raimundo Gazel, Representando Centro Comunitário do Jutaí, Sr. Aberlardo de Matos Amaral, representando a Associação dos Moradores do Bairro Jaderlandia, Sr. Adilson Matos, representando a ABMEPA o seu presidente Sr. Pastor Raimundo Feio, representando o Centro Comunitário do Urumari, Sr. Milson da Rocha; Representando o Excelentíssimo Senhor Vice-Governador Helenilson Pontes, Sr. Fagner Rocha e o advogado da AMBAPEM, Dr. Hiroito Tabajara.


A Assembleia foi bastante movimentada, falando primeiramente o Procurador Municipal e os demais representantes da Prefeitura de Santarém e, em seguida os comunitários, representantes de entidades e por fim o advogado da AMBAPEM, Dr. Hiroito Tabajara.


Depois dos pronunciamentos foi colocado em votação e a assembleia votou por unanimidade pela não aceitação do acordo. Cópia da Ata da Assembleia será encaminhada para o prefeito e para a Câmara de Vereadores.


No dia 06 (sábado) será realizada a assembleia do bairro Área Verde, sob a presidência do senhor Floriano Franco, onde será decidido se o bairro aceita ou não a proposta de acordo.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNIDADE MOSTRA FORÇA PARA PERMANÊNCIA DO CAMPO DA ASSIBAMA PARA USO COLETIVO

Dr. Tabajara se reúne com Empresários do Ramo de Vidraçaria